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O primeiro engenheiro civil

Neste dia em que comemoramos nosso dia (no Brasil, dia 25 de outubro é o dia do Engenheiro Civil), apesar do mercado estar em crise, deixo aqui uma curiosidade sobre o pioneiro John Smeaton, creditado como o primeiro a utilizar este termo.

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John Smeaton (8 de junho de 1724 - 28 de outubro de 1792) Engenheiro civil inglês, nasceu em Austhorpe Lodge, perto de Leeds, em 8 de junho de 1724. Ele recebeu uma boa educação na escola de gramática de Leeds. Em tenra idade, ele demonstrou interesse pelo uso de ferramentas mecânicas e, no décimo quarto ou décimo quinto ano, conseguiu inventar um torniquete. Ao deixar a escola no décimo sexto ano, ele estava empregado no escritório de seu pai, um advogado, mas, depois de passar alguns meses em 1742 nos tribunais de Westminster Hall, ele pediu permissão para seguir alguma profissão mecânica.

Tornou-se aprendiz de um fabricante de instrumentos filosóficos e, em 1750, iniciou seus negócios por conta própria. Além de melhorar vários instrumentos matemáticos usados ​​em navegação e astronomia, ele realizou experimentos em relação a outros aparelhos mecânicos, entre os mais importantes uma série na qual fundou um artigo para o qual recebeu a medalha de Copley da Royal Society em 1759, intitulada An Investigação experimental sobre os poderes nativos da água e do vento para transformar moinhos e outras máquinas, dependendo de um movimento circular. Em 1754, ele fez um tour pelos Países Baixos para estudar as grandes obras do canal de engenheiros estrangeiros. Já por seus artigos lidos antes da Sociedade Royal e sua relação com homens científicos, suas habilidades como engenheiro haviam se tornado conhecidas, e em 1756 foi feita uma solicitação a ele para reconstruir o farol de Eddystone, que havia sido queimado em dezembro do ano anterior. .

Após a conclusão da nova torre em 1759, os conselhos de Smeaton foram frequentemente solicitados em relação a importantes projetos de engenharia, incluindo a construção de canais (especialmente os canais Forth e Clyde), a drenagem de pântanos, a concepção de portos e a concepção de portos e o reparo e montagem. de pontes, embora muitos dos esquemas que ele elaborou não tenham sido realizados devido à falta geral de capital. Ele também foi empregado no projeto de várias rodas d'água, moinhos de vento, bombas e outros aparelhos mecânicos. Uma parte considerável de seu tempo foi dedicada a estudos e observações astronômicos, nos quais ele leu vários artigos antes da Royal Society. Um ano antes de sua morte, ele anunciou que desejava "dedicar a parte principal de seu tempo restante à descrição dos vários trabalhos realizados sob sua direção", mas ele não completou nada além da Narrativa do Edifício do Farol Eddystone, que já tinha aparecido. Ele morreu em Austhorpe em 28 de outubro de 1792 e foi enterrado na antiga igreja paroquial de Whitkirk.

Algumas de suas obras:
Farol Smeaton (projeto)

Farol Smeaton (atual)
Ponte de Perth, na Escócia.


Porto de Charlestown (é uma doca ao lado de uma via marítima que mantém um nível 'constante', apesar das marés em mudança).

Um viaduto em sua homenagem.


Farol Eddystone de Smeaton. John Smeaton é creditado com o pioneiro cal hidráulico no século 18, o que levou ao desenvolvimento do cimento Portland e, portanto, do concreto moderno. Pintura de John Lynn.

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